Please reload

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon

Decoração para Apartamentos Pequenos (até 40m²)

17 Sep 2014

Originalmente publicado no Portal Viva Decora

 

Morar em grandes apartamentos, com varanda, três quartos, sala de jantar, sala de estar, cozinha, área de serviço, dependência de empregados, já não é algo comum nos países da Europa e Estados Unidos. Atualmente, essa tipologia também está perdendo força no mercado brasileiro. Apartamentos compactos, kitnets e studios, são cada vez mais comuns nos novos empreendimentos. Isso acontece por vários motivos, mas principalmente por causa da saturação de espaço nas grandes metrópoles e pela crescente demanda da população solteira que prefere um apartamento menor, com manutenção mais fácil e mais barata.

Porém, a área útil desses novos empreendimentos tem diminuído muito e chegamos a encontrar apartamentos de até 30m².

 

Como decorar esses imóveis aproveitando bem todo seu espaço, para que tudo caiba de forma harmoniosa e bonita? Como tornar um espaço tão pequeno em um lar aconchegante e organizado?

 

A melhor alternativa é contratar um arquiteto ou designer de interiores para que este profissional possa identificar todas as possibilidades e soluções estratégicas para o melhor aproveitamento do espaço. Uma  alternativa seria, por exemplo, embutir móveis e camuflar áreas, como a cozinha, com painéis dispostos estrategicamente.

 

Outra dica, é utilizar todos os cantos. Cada centímetro é valioso e faz uma grande diferença. Tente ocupar o espaço na vertical. Prateleiras, sofás e camas retráteis são uma boa opção, pois são os móveis que mais ocupam espaço dentro de uma casa, então, dar mais de uma utilidade para eles também é uma boa alternativa. Por exemplo, a cama pode se tornar o sofá durante o dia e a mesa de jantar, um quadro na parede, quando não estiver sendo usada.

 

 

Escolher a paleta de cores do ambiente é um ponto importante. Como o espaço é mínimo, é preciso manter uma linha básica, clean, sem muitas alterações de materiais. Três cores são o suficiente. Procure utilizar cores claras como o branco, nude ou cinza, que ajudam a potencializar a iluminação e dar a sensação amplitude, limpeza e organização. Evite móveis grandes, eles ficam desproporcionais e fazem com que o espaço pareça menor do que já é. Escolha móveis com linhas simples, geralmente os de linhas retas ficam melhores por serem menos volumosos e mais fáceis de empilhar, se necessário.

Se você prefere cores escuras, a regra de três tons continua, mas é legal que um deles predomine. Por exemplo, podemos pintar o apartamento todo de cinza escuro e termos o armário da cozinha em azul petróleo, com alguns móveis em madeira. Nesse caso, a iluminação artificial deve ser bem projetada, pois garantirá que o ambiente não fique muito escuro, mesmo à noite.

 

 

 

Please reload

NO INSTAGRAM
@MOTIROARQUITETOS
CATEGORIAS
Please reload

ÚLTIMAS POSTAGENS
Please reload

ARQUIVO
Please reload

TOCA NO MOTIRÕ

MOTIRÕ ARQUITETOS | RUA OSCARFREIRE 1668

contato@motiro.arq.br

SOBE

motiro.arq. 2017

All Rights Reserved